Blog do Paulus: Review exclusivo Zeiss Progressive EnergizeME + Montblanc MB 443

Review exclusivo Zeiss Progressive EnergizeME + Montblanc MB 443

Introdução

Uma das sessões de maior credibilidade no Blog do Paulus ajuda o leitor a entender que as lentes multifocais não são todas iguais e com certeza cada uma delas possui seus pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados.

A sessão de reviews mostra o resultado dos testes de lentes executados por Paulus Maciel, testes esses feitos em ambiente 100% prático levando em consideração o dia a dia de um consumidor final. Esses consumidores possuem perfis diversos de exigência e como a variedade de lentes testada é significativa, com certeza o usuário terá certeza na leitura das notas qual é a melhor lente para o seu estilo de vida.

O profissional óptico ganha maior conhecimento em relação a diversidade de lentes e suas reais eficiências, aumentando assim a confiança na argumentação do produto.

Grande parceira do Blog do Paulus a Marcolin do Brasil, empresa que representa importantíssimas marcas internacionais de óculos cedeu gentilmente ao nosso teste a peça Montblanc MB443 na cor 092 qual vamos falar agora.


Montblanc MB443

Trata-se de um óculos que transmite design e durabilidade. 

O design de Montblanc MB 443 nos mostra que o acetato masculino não precisa ser tão retangular. Isso é um desafio em tanto para os designers de óculos, pois muitas tentativas de suavizar o desenho levam a impressão da peça ser feminina, pois alguns ângulos podem lembrar o puxado do famoso "gatinho" encontrado nas peças voltadas ao público feminino.




Outro ponto surpreendente foi a cor 092 do modelo cedido. Um azul lindo que navega entre o marinho e o royal com um suave degradê em verde que é percebido quando reparamos a peça bem de perto como se fosse um "toque secreto". Sensacional!

O meu nariz disse "muito obrigado" ao MB 443 pois a minha parte nasal superior é um pouco mais larga do que o convencional, tornando muito difícil a busca de um óculos de acetato com encaixe perfeito sem deixar aquele vão desagradável na parte de cima dando a impressão que seu nariz é mais longo.

A durabilidade do MB 443 vem do acetato resistente e das dobradiças e molas duplas reforçadas com três discretos parafusos transmitindo enorme confiabilidade quanto a resistência da peça. Esse óculos com certeza vai durar muito comigo (aliás já está durando bastante).


Zeiss Progressive EnergizeME

As lentes da linha Zeiss EnergizeME foram projetadas para proporcionar aos usuários conforto através de três abordagens de benefícios:

  • Alivia os olhos cansados após o uso de lentes de contato
  • Ajuda a evitar a astenopia digital, isso é, o cansaço dos olhos pelo uso de dispositivos digitais dotados de monitores
  • Garante uma visão mais nítida e natural















Eu faço uso esporádico de lentes de contato, especificamente as multifocais de descarte diário e uso bastante computador, portanto considero-me como apto a testar as novas lentes multifocais Zeiss Progressive EnergizeME.

A abordagem de benefícios que a Zeiss apresenta nas lentes EnergizeME é clara, objetiva e realmente motiva o profissional óptico a oferecer essa linha de produto como algo diferenciado, principalmente para quem considera que o cansaço visual atrapalha a qualidade de vida e a produtividade no dia a dia.

Como em toda a lente multifocal da Zeiss eu recebi um kit especial e nele eu recebi lenços especiais de limpeza, certificados de autenticidade e uma folha de conferência com todos os dados técnicos referentes a confecção das minhas lentes Zeiss EnergizeME. Justamente essa folha de conferência (logo abaixo) vai nos ajudar a compreender como o processo digital free form confeccionou essa lente para proporcionar os benefícios que eu tanto busco num multifocal de qualidade.



























Sou fã dessa folha de conferência pois ajuda tanto o óptico quanto o oftalmologista a entender que a graduação precisar ser confeccionada de forma compensada levando em consideração que o campo visual está mais próximo dos meus olhos em virtude do processo free form. A aproximação do campo visual auxilia na rapidez de adaptação e na redução das distorções laterais em visão dinâmica. 

Notas atribuídas a Zeiss Progressive EnergizeME

A lente cedida para o teste foi a Zeiss Progressive EnergizeME em resina 1.67 com tecnologia fotossensível Photofusion na cor cinza agregada a tecnologia antirreflexo Duravision Blue Protect. Todas as tecnologias possíveis para me proporcionar conforto e proteção foram agregadas em minhas lentes. Fico muito feliz por isso e agradeço a Carl Zeiss Brasil por compreender as minhas necessidades.


Certificado de garantia e autenticidade das minhas lentes




A visão de longe não ofereceu plenamente a tão cobiçada "simetria horizontal" tão perseguida pelos fabricantes de lentes em busca da perfeição da visão de longe. O campo de longe não está livre horizontalmente. As zonas laterais de segurança são percebidas na mesma altura de linha do horizonte porém são suaves. A graduação compensada de longe é bem precisa Nota 9,00.

O profissional óptico precisa estar treinado e qualificado para adaptar lentes multifocais digitais que oferecem opções de configuração do campo visual de acordo com o estilo de vida do usuário. Eu, Paulus Maciel faço muita leitura, uso muito computador e celular, portanto preciso de um campo de perto posicionado de forma privilegiada em relação a minha postura. Informei as minhas necessidades a Carl Zeiss e eles confeccionaram minha Progressiva EnergizeME com um corredor (distância vertical entre o campo de longe e o de perto) de 14mm, permitindo um campo de perto grande e com ótima postura e conforto. Pequenas zonas laterais de segurança foram percebidas ao longo da leitura de uma linha em folha A4. Nota 9,00.

Como eu tenho baixa miopia (grau de longe) não me incomodo com um corredor (distância vertical entre o campo de longe e o de perto) mais curto pois nesse perfil é muito melhor você ter um campo de perto alto do que uma média distância longa porém imprecisa. A visão intermediária da Zeiss Progressiva EnergizeME é curta porém com foco fácil de localizar. Existe uma pequena "folga" na transição mas nada que atrapalhe a performance cotidiana. Lembrando que hard users de computador devem buscar mais informações a respeito das lentes ocupacionais para área de trabalho. Nota 9,00.

Ao olhar a lateral da lente com a cabeça parada eu percebi rapidamente as distorções laterais suaves ocupando uma área um pouco mais extensa do que nas lentes progressivas Zeiss individualizadas. Nota 8,50.

A zona lateral de segurança da lente se mantém estável mesmo movimentando a cabeça lateralmente, portanto atribuo a visão periférica dinâmica a mesma nota da estática. Nota 8,50.

Devido a confecção de um corredor 
(distância vertical entre o campo de longe e o de perto) de 14mm a transição de grau de longe para perto é bem rápida mas sem sustos durante o movimentar vertical dos olhos ou da cabeça, algo surpreendente. Nota 9,00.
A visão global da lente é muito agradável apesar das suaves porém notáveis zonas de segurança. Fico muitas horas com o óculos e ele nunca me cansa. Nota 9,00.

Enfim, as notas para Zeiss Progressive EnergizeME foram distribuídas desta forma:
  1. Visão de longe = 9,00
  2. Visão de perto = 9,00
  3. Visão intermediária = 9,00
  4. Visão periférica estática = 8,50
  5. Visão periférica dinâmica = 8,50
  6. Transição = 9,00
  7. Visão global = 9,00
Somando todas as notas e dividindo-as por 7 (número total de itens) a nota final de Zeiss Progressive EnergizeME é 8,86. Com esta pontuação, a lente ocupa a 13ª posição no ranking Blog do Paulus de lentes multifocais progressivas. Agora quatro lentes multifocais free form de performance intermediária estão rigorosamente empatadas, portanto a categoria de "entrada" para as multifocais mais avançadas está super aquecida. Praticamente cada um dos fabricantes possui um representante nessa faixa de pontuação.

Quero deixar uma ressalva sobre as tecnologias Photofusion e Duravision Blue Protect que são muito eficientes e auxiliam na performance do campo visual. Ajudam muito a reduzir o cansaço dos meus olhos, principalmente quanto a chamada "astenopia digital".


Lentes Progressivas Zeiss na linha premium são acompanhadas com este kit de apresentação

Conclusão

A lente Zeiss Progressive EnergizeME possui um projeto de concepção moderna que permitiu com que minhas necessidades fossem atendidas. A lente apresenta fielmente uma performance intermediária sendo uma ótima opção para quem por alguma razão não possa adquirir lentes multifocais digitais free form mais avançadas e individualizadas.


Ranking Geral:
26 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar:Shamir Autograph III = 9,86
2° Lugar: Optiswiss be4ty+ S Fusion Perfect = 9,78
3° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
3º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
4º Lugar: Hoyalux Lifestyle 3i = 9,64
4º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
5º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
5º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
6º Lugar: Prime Supera 4Ki = 9,50
7º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
8º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
9º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
10º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
11º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
12º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
13° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
13º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
13° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
13º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
14º Lugar: HB Custom ID = 8,57
15º Lugar: HB Sharp = 8,50
15º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
16º Lugar: Kodak Precise = 7,36
17º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50

Agradecimentos: Carl Zeiss Vision Brasil e Marcolin do Brasil 

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:
"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, 


Licença Creative Commons

O trabalho Review exclusivo Zeiss Progressive EnergizeME + Montblanc MB 443 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença